segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A luta do "Valente" pela vida

"Minha história é muito triste!


Eu sou o Valente, um cão idoso, muito dócil e perambulava pelas ruas da cidade, principalmente pelo Bairro da Glória. Não sei o que fiz para despertar tamanha maldade de um ser humano e, se fiz alguma coisa que não devia, foi por não entender os meus limites e por não ter um dono que me ensinasse."

Já faz quase um mês que o Valente foi covardemente agredido por um usuário de drogas. O "serviço" foi encomendado por alguém que lhe ofereceu R$ 5,00 para "dar fim" no cachorro. Com um machado, tentou matá-lo. Como o cão foi mais esperto, cortou a sua pata dianteira direita e o animal ficou por dias sofrendo, andando pelas ruas da cidade.

Fotos do dia em que foi resgatado


Ele perambulou pelas ruas da cidade com a pata pendurada e, no dia 19 de janeiro, foi localizado pela ASDAN, que providenciou o atendimento veterinário. Como perdeu muito sangue e encontrava-se muito anêmico, com sua pata muito inchada, não poderia ser submetido a uma cirurgia de amputação naquele momento, devido ao alto grau de contaminação, por já haver muitos dias que ele encontrava-se naquele estado.

Foi alojado em um lar temporário e medicado, na expectativa de que melhorasse o seu estado geral. Como isto não aconteceu e o seu quadro foi piorando, optamos por correr o risco, em parceria com a Drª Alessandra, de amputá-lo.

O procedimento cirúrgico, muito difícil e trabalhoso foi realizado na sexta-feira, dia 08, às 12 horas. Durante a cirurgia, Valente teve uma grande hemorragia, aumentando ainda mais o risco de preservação de sua vida.

Demorou muito para acordar, devido à grande quantidade de anestesia administrada. Às 19 horas, quando seria liberado, começou a perder muito sangue e foram realizados os procedimentos medicamentosos, para tentar estancar a hemorragia.

Fotos do dia 08/02/2013
 
 
 
 
 
 
 
 
Às 22 horas e 30 minutos, a hemorragia foi controlada e ele foi levado para o seu lar provisório, com vigilância contínua, durante 24 horas. Está sendo submetido a uma grande quantidade de medicamentos e seu estado ainda inspira muitos cuidados.

Fotos do dia 09/02/2013
 
 
 
 

Gigi

Esta cadela "adotou" um morador de rua e o acompanha pela cidade. No dia 06, à noite, ela foi resgatada para ser castrada.

 
 

No dia 07/02, ela foi castrada. Após a sua recuperação, será submetida à sessões de quimioterapia por ser portadora de Tumor Venéreo Transmissível (TVT), também conhecido por Tumor de Sticker, que afeta cães adultos e se transmite através do contato entre cães. Ocorre em animais que não estão castrados, principalmente os que saem à rua sem a vigilância do dono e em animais errantes.

A S D A N - Associação Sandumonense em Defesa dos Animais
C.N.P.J.: 06.131.060/0001-20
Lei Municipal de Utilidade Pública nº 3.578/04
e-mail: asdansd@asdansd.org